Páginas

domingo, 9 de fevereiro de 2014


ROMBÃO / ROMBONA DA CASA. O QUE ISSO SIGNIFICA?


Ser rombão significa aquele que deu início, ou seja, o primeiro iniciado pelo Babalorixá/Yalorixá de uma casa. Não é um cargo, apenas a condição de ser o  primeiro filho. E por se tratar do primeiro filho legítimo do novo sacerdote, o pai ou mãe de santo desse sacerdote também contribui na feitura do iniciado. É como se esse yawô fosse 50% filho de seu sacerdote e 50% filho de seu avô de santo.
Quando um filho recebe deká e abre um Ilê Axé, o seu pai de santo (ou mãe de santo) precisa estar presente em todo processo, passando axé e fundamentos para que a casa do filho prospere, bem como contribui na iniciação do primeiro filho, e até dos subsequentes, pois cada Orixá diferente que é feito possui fundamentos diferentes para cada caso, porém, na feitura de um rombão da casa, essa contribuição do pai ou mãe do sacerdote não é apenas uma consultoria, e sim, o próprio ato de se fazer, raspando, implantando o Orixá e fazendo os fundamentos necessários.
Como qualquer iniciado, o rombão possui as mesmas responsabilidades inerentes a qualquer outro membro do Ilê Axé, entretanto, além das atividades normais, ele precisa estar ciente de que será o espelho da casa, o reflexo de conduta do sacerdote. O rombão demonstrará nas cerimônias tudo aquilo que ele recebeu como educação de axé, das rezas, cânticos, postura, vestimentas (que são mais incrementadas), os afazeres da casa e sua postura para com os demais membros da casa.
Por ser o primeiro, existem relatos que esse iniciado possui certa conexão com sua casa e com seu sacerdote, mais até em relação a qualquer outro filho que possa ser feito depois, uma vez que, qualquer coisa que ocorre com a casa, este será o primeiro a sentir, seja fisicamente ou através de alguma de suas faculdades mediúnicas, e com isso, sua aproximação com o sacerdote precisa ser firme, para que ambos contribuam com o êxito da casa. Mas, como citei, são relatos e não há literatura ou outro tipo de comprovação que ateste a veracidade desta informação.
O fato de grande importância é que este sempre será o primeiro, aquele que participou dos primeiros trabalhos e de todo processo da nova vida do sacerdote na administração do Ilê Axé. Se essa pessoa permanecer firme, junto a sua comunidade, um grande futuro estará por vir, visto que será a pessoa com mais conhecimento perante seus irmãos mais novos.
Heide D´Oxum

Nenhum comentário:

Postar um comentário